Utilizando métodos praticados pelos principais centros de treinamento do mundo, a metodologia Aktion Paz combina o melhor das ciências esportiva e médica para garantir resultados eficientes.
Seja no esporte, durante a prática de alguma atividade física, ou ainda no processo de reabilitação, manter a constância do treinamento/tratamento é essencial para garantir bons resultados. Contudo, esse fator não é o único a contribuir na performance de quem busca crescer no esporte e ter mais qualidade de vida. Também é preciso utilizar técnicas e ferramentas específicas, personalizando os treinos e/ou tratamentos de acordo com as necessidades de cada pessoa. É nesse momento que a metodologia escolhida faz toda a diferença.
METODOLOGIA AKTION PAZ: O QUE É E COMO PODE AJUDAR NOS TREINOS E REABILITAÇÃO
Em linhas gerais, quando falamos em metodologia, podemos entender como os caminhos (ou métodos) que levam a um determinado objetivo. Na Aktion Paz, por exemplo, os treinamentos e tratamentos são pautados em métodos que ajudam alunos, pacientes e atletas a potencializarem seus resultados.
“A construção deste processo metodológico do treinamento físico na Aktion Paz iniciou em 2014. Percebemos a necessidade de alterações de como era desenvolvido o trabalho com o nosso público e decidimos buscar, cada vez mais, a personalização e especificidade de todos os treinos realizados, indo além de questões biomecânicas”, explica Rafael Krentz, coordenador e responsável técnico na Aktion.
O acompanhamento da proposta metodológica utilizada em cada paciente, atleta e aluno é realizado diariamente, com análises, avaliações e testes constantes. “Muitos destes métodos são utilizados em clubes, ligas americanas e européias, e pelos principais centros de treinamento no mundo. Estudamos cada um deles, adaptamos e adicionamos aos nossos objetivos. Aqui, cada pessoa é analisada de forma única, respeitando sua história, seus valores, perfil e estilo de vida”, acrescenta.
CASES DE SUCESSO
O surfista profissional australiano, Jack Robinson, duas vezes vencedor do prêmio surfista do ano no Australian Surfing Awards (2020 e 2021) e considerado um dos melhores surfistas de tubo da atualidade, é um dos muitos atletas que já se beneficiaram com essa metodologia.
Em 2023, o atleta chegou à Aktion Paz com uma lesão no joelho e indicação cirúrgica. Por meio de um tratamento interdisciplinar, unindo fisioterapia, sessões de osteopatia e treinamento físico, Jack Robinson superou a lesão e conseguiu retornar às competições.
“Fizemos um trabalho intensivo por semanas. Além de evitar o procedimento cirúrgico, ele retornou muito bem ao tour de competições, classificando-se também para os jogos olímpicos”, comenta o coordenador.
Assim como Robinson, outros atletas, como, por exemplo, os surfistas Adriano de Souza e Tainá Hinckel, também já passaram por um intenso processo de reabilitação na Aktion Paz e conseguiram retornar ao ciclo de competições com um excelente condicionamento físico.
Outro case de sucesso é o do gestor e ex-atleta de skate Downhill, Matheus Brunetti. Ele mora no Canadá e em 2024 veio ao Brasil para intensificar a sua recuperação após uma cirurgia realizada no ombro. Em duas semanas de tratamento de Fisioterapia e Cinesio I (Pilates), Matheus apresentou melhoras significativas.
“Após sete sessões de fisioterapia, eu consegui ganhar quase 30 graus de rotação externa”, avalia Matheus. (confira o depoimento completo no nosso canal no YouTube).
“Temos cases de sucesso não apenas de atletas, mas também de alunos e pacientes. A atuação interdisciplinar da nossa equipe proporciona maior envolvimento e precisão sobre os objetivos do paciente/aluno, colaborando para um desenvolvimento mais veloz do trabalho, maior segurança na transição lesão-esporte, maior eficiência e especificidade esportiva, ganhos mais perpétuos e preventivos”, completa Krentz.
POR QUE ESCOLHER A METODOLOGIA DA AKTION NA SUA ROTINA?
Como fisioterapeuta e profissional de Educação Física, Rafael Krentz acompanha diariamente a rotina de atendimento da Aktion e afirma que a aproximação da reabilitação e do treinamento físico faz total diferença.
“Aperfeiçoamos continuamente nossas técnicas e atestamos cientificamente o que fazemos. Somamos anos de atuação e atendimentos, experiência e vivência com esportes radicais, com critérios fundamentados e análises relacionadas à saúde, fisioterapia, medicina e treinamento físico de alto rendimento”, explica.
E você, está pronto para transformar a sua rotina de treinamento e/ou reabilitação com quem entende de verdade? Então #vempraaktion!
Imagens: @juliodetefon (capa Pedro Barros e foto Tainá Hickel)