Dominância Quadril X Lombalgia

Dominância Quadril X Lombalgia

A prática da atividade física de forma amadora e profissional, quando destacamos a qualidade de vida ou performance, exige um trabalho específico e íntegro sobre todos os aspectos relacionados ao indivíduo. Condições físicas, psicossociais, emocionais e culturais estão diretamente e constantemente agindo sobre o desenvolvimento neuropsicomotor do ser humano.

Por este motivo, atuamos de forma integral na evolução e acompanhamento diário dos nossos alunos. Analisamos o ser como um todo, observando e avaliando situações intrínsecas e extrínsecas que podem estar interferindo na homeostase mente-corpo.

Alterações posturais influenciam no surgimento de dor no quadril e lombar, visto que podem levar a alterações e adaptações nas conexões das cadeias musculares e consequentemente, alterações nas articulações.

Em nosso dia a dia, aqui na Aktion paz, encontramos muitas disfunções, onde poderemos citar a lombalgia associada a anteroversão pélvica. Muitas vezes, relacionamos este desequilíbrio a uma sequência de situações:

  • Fraqueza dos oblíquos externos, facilitando uma inclinação anterior da pelve;
  • A inclinação anterior poderá levar a um encurtamento do músculo psoas;
  • o encurtamento do músculo psoas poderá desenvolver uma inibição dos glúteos;
  • A fraqueza dos glúteos somada ao encurtamento do músculo psoas, dificulta e impede a extensão do quadril;
  • A falta da extensão do quadril é compensada pela extensão da coluna lombar;
  • Estes fatos poderão originar um quadro de lombalgia ou dor na região anterior dos quadris;

No Advances in Functional Training, Michael Boyle questiona: os glúteos estão fracos por que o músculo psoas está tenso ou o músculo psoas está tenso por que os glúteos estão fracos?

Ainda complementamos e associamos a fraqueza do core em conjunto com a fraqueza dos glúteos, como fortes responsáveis pelo surgimento de desequilíbrios na região pélvica e consequentemente, quadros de lombalgia.

Também temos que compreender que o encurtamento do músculo psoas, promoverá sua própria fraqueza, bem como do ilíaco. Verificamos que tanto a fraqueza do glúteo, como a fraqueza do músculo psoas e ilíaco, poderá levar a um movimento compensatório da coluna lombar, sobrecarregando a região e favorecendo o surgimento de dor.

Todos os nossos alunos possuem treinos individualizados e específicos. Nas periodizações e planejamentos desta situação, poderemos integrar no somatório dos objetivos do trabalho, exercícios que promoverão mobilidade do quadril, fortalecimento do glúteo, músculo psoas e ilíaco, assim como o fortalecimento do core.

Além disso, existem muitas razões que podem interagir no equilíbrio da coluna lombar, pelve e quadril. A falta de mobilidade do quadril é um exemplo. Se o quadril não se mover, a lombar irá!

Por Rafael Kretz – Diretor Técnico Treinamento Físico Aktion paz

Fisioterapeuta e Educador físico. Pós-graduado em Fisioterapia Traumato Ortopédica Funcional e Esportiva. MBA em Administração e Marketing Esportivo. Strongfirst Kettlebell Course, Strongfirst Barbell Course, FMS level 1, FMS level 2, Pilates, Five Konzept, TRX Suspension Training, Certificated Funcional Keiser, Certificated Bandagem Dynamic Tape.

Back To Top