Futuro Campeão: uma escola para a vida

futurocampeão

Futuro Campeão: uma escola para a vida

Saiba como o Futuro Campeão tem transformado a vida de dezenas de crianças e adolescentes catarinenses.

A ideia sempre foi criar um ambiente de treinamento, mas, acima de tudo, de experimentações. Um lugar com vivências lúdicas e oportunidades para que crianças e adolescentes se desenvolvessem e aprimorassem diferentes habilidades. Competências úteis para a prática esportiva e, principalmente, para lidar com os desafios da vida. Assim nasceu o Futuro Campeão (FC) na Aktion Paz. 

Atendendo jovens entre 7 e 16 anos, o FC é uma escola para a vida. Desde o seu lançamento, já ajudou a lapidar muitos nomes importantes do esporte catarinense, dentre eles, os skatistas Pedro Barros, Pedro Carvalho, Diego Takahashi e Yndiara Asp, e os surfistas Lucas Vicente, Léo Casal, Tainá Hinckel e Isabelle Nalu. Todos atletas ativos em competições nacionais e/ou internacionais, com alto rendimento e resultados significativos.

“Além de desenvolver minhas habilidades motoras e de poder treinar com meus amigos, aprendi a trabalhar em equipe e conheci muitas pessoas, inclusive de dentro do skate, que eu sonhava em conhecer”, afirma o skatista Nicolas Falcão, de 15 anos. 

Há pelo menos 6 anos, Nicolas frequenta o Futuro Campeão. No início, quando tinha apenas 9, saía de Balneário Camboriú com os pais para participar das aulas, ministradas na Aktion Paz, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Essa jornada era feita três vezes na semana. Apesar da rotina intensa, Aline Saraçol, mãe do Nicolas, acredita que foi um momento importante para o desenvolvimento do filho. 

“O Nicolas passou a ter mais conhecimento corporal, disciplina, a priorizar uma vida mais saudável, a valorizar a importância de praticar atividade física e a de se cuidar desde cedo”, conta.

Hoje, morando com a família em um bairro de Florianópolis, Nicolas segue com os treinamentos e aproveita o momento de interação com os outros praticantes para compartilhar experiências e incentivar os mais jovens a continuarem se dedicando. “O que eu mais gosto do Futuro Campeão é treinar com os meus amigos e com o Marafa”, ressalta Nicolas.

FUTURO CAMPEÃO 

“O Futuro Campeão tem a missão de promover o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes para seus diversos potenciais físicos, cognitivos e sociais. Utilizamos técnicas aprimoradas para a experimentação de gestos motores, brincadeiras, jogos e exercícios que estimulem as capacidades de plasticidade cerebral (neuroplasticidade). Isso contribui para a promoção da melhora da qualidade de vida dos jovens em desenvolvimento, seguindo diretrizes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), baseado no experimentar, brincar, aprimorar e treinar”, explica o profissional de Educação Física, Guilherme Marafigo — também conhecido como ‘Marafa’ entre os alunos —, e atual responsável por coordenar esse trabalho na Aktion Paz.

Os benefícios do FC na vida dessas crianças e adolescentes são diversos e, numa visão mais macro, podem ser inseridos em três grupos:

Habilidades físicas, cognitivas e sociais:

Melhora o condicionamento físico;

Melhora a tomada de decisão;

Estimula a empatia.

Flexibilidade:

Melhora a elasticidade e plasticidade do corpo;

Estimula a flexibilidade mental;

Trabalha a inteligência emocional;

Melhora a receptividade no aprendizado de novas habilidades.

Força: 

Melhora a sustentação e estabilização do corpo;

Melhorar o foco e disciplina, por meio de exercícios que contribuem para maior força mental;

Melhora o aprendizado para lidar com os desafios que surgem no esporte e/ou na vida.

METODOLOGIA UTILIZADA

O Futuro Campeão une Pilates, Yoga, Treinamento Funcional, entre outras técnicas que trabalham respiração, corpo, mente e direcionam o melhor caminho para o desenvolvimento dos jovens, sempre respeitando as características e particularidades de cada faixa etária.

“Um dos principais diferenciais do Futuro Campeão é que todo o trabalho é desenvolvido de forma integrada. Envolvemos diferentes profissionais da área da saúde, por exemplo, profissionais de Educação Física, fisioterapeutas e médicos, para que juntos possamos encontrar os melhores caminhos para lapidar e potencializar as habilidades desses jovens”, afirma Marafigo. 

Nesse processo, os profissionais utilizam desde jogos e brincadeiras, até palestras e dinâmicas que visam o desenvolvimento técnico e saudável desse público.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O FUTURO CAMPEÃO

Este ano, o Futuro Campeão está com um cronograma diversificado, incluindo aulões, gincanas, palestras com diferentes profissionais da saúde, bate-papo com atletas e muito mais.

As inscrições para as aulas podem ser realizadas com o time da Aktion Paz na recepção ou por meio do WhatsApp.

Atualmente, as aulas são ministradas entre dois e três dias da semana, em três horários, dependendo da faixa etária:

De 7 a 10 anos: 15h20 às 16h10 (2ª e 4ª feira)

De 10 a 13 anos: 14h30 às 15:20 (2ª, 4ª e 6ª feira)

De 13 a 16 anos: 13h30 às 14h30 (2ª, 4ª e 6ª feira)

Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top