Isquiotibias e Inatividade Glútea

Isquiotibias e Inatividade Glútea

Funcionalmente, os isquiotibais são “mais” extensores do quadril do que flexores do joelho, como em nossa ação locomotora, por exemplo. Boyle comenta que os isquiotibiais são apenas flexores do joelho em cenários não funcionais.

O fortalecimento dos isquiotibiais na ausência da função glútea adequada, significa treinar um sinergista para fazer a função de um motor primário. Fato que pode justificar a recorrência de distensões nos isquiotibiais em atletas que se reabilitam somente com exercícios com flexão do joelho segmentada.

Os glúteos em conjunto com os isquiotibiais, trabalham até certo grau, durante exercícios em cadeia cinética fechada. Dependendo do comprimento inicial dos isquiotibiais, eles serão motores primários ou sinergistas.

A extensão do quadril com a perna estendida visa os isquiotibiais a um grau mais elevado, pois estes, se encontram em comprimento adequado no início do movimento. Contudo, todos os exercícios de extensão do quadril com os joelhos flexionados, envolverão os isquiotibiais sinergistas.

A extensão do quadril com os joelhos flexionados favorece um aumento da contribuição dos glúteos. Nesta situação, os isquiotibiais possuem uma relação comprimento tensão baixa, onde os glúteos serão forçados a “trabalharem mais”.

É muito comum, alunos relatarem câimbras nos isquiotibiais durante exercícios com os joelhos flexionados, como Pontes e Elevações de Quadris. Este fato deve-se aos isquiotibiais tentando compensar a fraqueza dos glúteos, necessitando encurtar ainda mais um grupo muscular já intencionalmente em estado encurtado, e indevidamente exercendo a função de um motor primário.

É fundamental avaliarmos a fraqueza do motor primário e não do sinergista. A falta de ativação glútea pode ser a razão de falhas no processo de reabilitação e treinamento físico.

Por Rafael Kretz – Diretor Técnico Treinamento Físico Aktion paz

Fisioterapeuta e Educador físico. Pós-graduado em Fisioterapia Traumato Ortopédica Funcional e Esportiva. MBA em Administração e Marketing Esportivo.  Strongfirst Kettlebell Course, Strongfirst Barbell Course, FMS level 1, FMS level 2, Pilates, Five Konzept, Trx Suspension Training, Certificated Funcional Keiser, Certificated Bandagem Dynamic Tape. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top