Fisioterapia nas Síndromes dos Movimentos Comprometidos, baseada nas MIS é definida como a abordagem voltada para os sistemas fisiológicos do corpo que interagem entre si para produzir o movimento. O tratamento se baseia no modelo cinesiopatologico, ou seja, movimentos repetitivos e alinhamentos sustentados podem produzir alterações pato-anatômicas nos tecidos e estruturas articulares produzindo assim patologias. O sistema enfatiza a correlação dos sistemas: 1- musculoesquelético: produzindo o movimento; 2 – Nervos: regulando o movimento; 3 – Cardiovascular/pulmonar/endócrino: produzindo suporte para os outros sistemas. Posturas sustentadas e movimentos repetitivos durante o dia a dia podem produzir mudanças em qualquer um desses sistemas, ou seja, características individuais e fatores externos como trabalho estressante e falta de atividade física podem induzir o indivíduo a desenvolver diabetes assim como patologias musculoesqueléticas.
O corpo humano tende a seguir um padrão de menor resistência, ou seja, uma posição corpórea de conforto metabólico e articular, normalmente adotando posições em flexão ou extensão associada a rotações. Esse padrão, quando sustentado, irá influenciar a flexibilidade articular em seguida a rigidez dos tecidos conectivos e por final adaptando o sistema nervoso produzindo um padrão motor errado. Esses conceitos servem como sinais antes dos sintomas, mas também servem como pistas para as correções desses fatores relacionados com a dor musculoesquelética. O tratamento é baseado na educação do paciente para que ele se torne ciente da necessidade das correções dos movimentos comprometidos que possam estar contribuindo para a irritação tecidual, assim como reequilibrando possíveis encurtamentos e fraquezas musculares.
Quem pode se beneficiar da MIS? Pacientes com dor na região lombar, pelve/quadril, joelhos e tornozelos.
“E aí, aqui é Eddie El Gato Elguera! Acabei de ser tratado pela Aktionpaz, eles fizeram um ótimo trabalho, foram da cabeça à ponta dos pés soltando tudo... me sinto ótimo! Muito Obrigado!”
“Eu cheguei chorando porque caí de um telhado... 4 dias atrás eu nao conseguia nem andar direito e hoje já estou no skate cara... Pra qualquer outro profissional essa recuperação levaria 6 semanas... Os skatistas são gente louca e ele nos entende. Tudo está além da sua compreensão Alison, você é o numero 1.”
“Aktion Paz no recovery dos atletas”
“”
“A busca, acho que de todo ser humano, é a felicidade, e pra estar feliz você tem que estar em harmonia com o corpo e alma.”
“O atleta Leo Bullys coleciona muitas medalhas no Jiu-Jitsu, sempre presente no pódio das competições que participa.”