Alimentação saudável

Alimentação saudável

Atualmente, estamos cercados de informações sobre o que comer, quanto comer e quando comer. Recebemos inúmeras informações sobre alimentação saudável, mas muitas delas simplificadas, é normal termos dúvidas sobre o que, de fato, nos faz bem!

Nosso organismo nunca esteve tão desequilibrado como nos dias de hoje, arrisco dizer que é consequência da simplificação/generalização de informações, que colocam todos em um mesmo balaio de “dietas do momento”.

Apesar de tanta informação disponível, temos cada vez mais medicamentos. As doenças continuam surgindo e o pior de tudo, cada vez mais cedo. Adultos e jovens precisando tomar medicamente que há um tempo atrás, num passado próximo, eram doenças e medicamentos indicados aos nossos avós. Onde vamos parar? Onde estamos errando?

A resposta é: não existe receita! Cada indivíduo é único bioquimicamente, mentalmente e espiritualmente. Por isso, não dá para acatarmos toda informação que chega até nos sobre o que deve se parar de comer ou o que é preciso comer.

Outro ponto a levar em consideração é por que estamos adoecendo mais cedo? É o empobrecimento nutricional a que estamos nos submetendo quando deixamos a indústria alimentícia ditar o que é “saudável”.

No passado, colocaram como grande culpado pelas doenças cardiovasculares (a causa que mais mata nos dias atuais), a gordura de origem animal como: manteiga; e inclusive o ovo. Desta forma a indústria criou a gordura trans, que hoje em dia já é comprovado, mil vezes pior do que uma gordura animal. Ou seja, estamos reféns das criações mirabolantes dos produtos alimentícios prontos, congelados, enlatados e muitas vezes, a desculpa que se dá para o consumo de tais produtos é não se ter tempo. Todos estão deficientes do precioso tempo em sua rotina. Precisamos de prioridades, a principal é comer fora da caixa, ou seja, desembalar menos e descascar mais.

Além da alimentação desequilibrada que é visível na população, temos outros pontos importantes sendo colocados de lado pelos indivíduos, o sono e a atividade física regular.

A perigosa simplificação dos assuntos relacionados a saúde, estão provocando danos irreversíveis ao organismo da população. Fiquem atentos!

Por Monalisa Kichow – Nutricionista Aktion Paz

Nutricionista e pós-graduação em nutrição esportiva funcional.

Back To Top