Estabilidade

Estabilidade

Informações sensório motoras, via sistema tátil, proprioceptivo, vestibular e visual, influenciam no desenvolvimento dos padrões de movimento e estabilização neuromecânica. O resultado deste processo é a manutenção da função, ou seja:

  • Estabilidade;
  • Movimento;
  • Menor risco de lesão;
  • Performance.

Funcionalmente, dependemos de uma estabilidade dinâmica, o qual depende de um controle do sistema nervoso central para estabilizar cada articulação enquanto realizamos diversos movimentos do cotidiano e desportivos. Visto que, a estabilidade precede o movimento, devemos integrá-la diariamente nas sessões de treinamento. Exercícios isométricos induzem mudanças significativas e imediatas na estabilização do core, podendo auxiliar no aquecimento e ativação muscular prévia ao exercício principal.

Na foto, o surfista, campeão mundial e atleta Aktion paz, Adriano de Souza, junto com o Rafael Krentz, fisioterapeuta, educador físico e diretor técnico da Aktion paz, responsável pelo processo de reabilitação e treinamento físico do atleta. O retorno as competições, aconteceu durante o Oi Rio Pro, etapa brasileira do Championship Tour da WSL, que aconteceu no Rio de Janeiro.

Imagem: Veiculação/ WSL

Por Rafael Kretz – Diretor Técnico Treinamento Físico Aktion paz

Fisioterapeuta e Educador físico. Pós-graduado em Fisioterapia Traumato Ortopédica Funcional e Esportiva. MBA em Administração e Marketing Esportivo. Strongfirst Kettlebell Course, Strongfirst Barbell Course, FMS level 1, FMS level 2, Pilates, Five Konzept, Trx Suspension Training, Certificated Funcional Keiser, Certificated Bandagem Dynamic Tape

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top