Você já ouvir falar de psicólogo do esporte?

Você já ouvir falar de psicólogo do esporte?

Qual a sua área de atuação? Como é feito seu trabalho? Qual o impacto de um acompanhamento desse profissional na vida do atleta.

O psicólogo do esporte é o profissional que irá desenvolver junto ao atleta habilidades cognitivas e mentais e capacitá-lo psicologicamente ao esporte que ele pratica.  O psicólogo irá detectar suas necessidades emocionais e mentais. Quais são suas expectativas, ansiedades, motivação. Quais são seus objetivos a longo e curto prazo, pequenas metas. Qual melhor forma de controlar o estresse. 

Ele auxilia o praticante a desenvolver habilidades mentais para motivar, focar e ter (ou desenvolver) resiliência. Na verdade, ele vai entender como funciona o seu emocional e seus pensamentos relacionados ao esporte. 

O trabalho do psicólogo do esporte pode ser feito em times, clubes, academias, assessorias esportivas junto ao profissional de educação física ou, individualmente, no consultório. É muito parecido com o treino físico, tem a fase de periodização do treino, fase pré competição, a competição e o feedback. Como no esporte, o desempenho é muito visível, é vencer ou perder, analisamos como o atleta se relaciona com esse ganho ou perda. As suas expectativas, seus anseios e as experiências passadas, tudo gera um jogo mental, aquela conversa interna que é também trabalhada em sessões. Esses são exemplos do cotidiano.

Muitas vezes, o esportista conhece o trabalho do psicólogo do esporte por uma emergência, um sintoma. E acaba aderindo todo o trabalho de preparação mental, mesmo depois que o sintoma foi controlado.

Os benefícios são vários, o autoconhecimento e a revelação de algo que limitou sua performance no passado e que o inconscientemente atua no seu desempenho. O controle emocional para lidar com qualquer tipo de situação numa competição ou treino. Além do aumento da sua autoconfiança. Aumento proprioceptivo que é de extrema importância para o desportista de qualquer modalidade ou amador ou profissional. Com certeza um atleta que se preparou psicologicamente sai na frente. 

Quando o atleta adquire essas e outras habilidades e se capacita psicologicamente, ele obtém sucesso no seu desempenho, consequentemente, gera mais resultados, não só no esporte como em outras áreas da vida.

Uma das técnicas que utilizo é a técnica de Mindfulness que é um tipo de meditação, que treina o foco no aqui e agora. Também um dos benefícios é o relaxamento e a visualização.

Como sou triatleta amadora, apaixonada por esportes, a empatia que tenho com os meus clientes é facilitadora de todo esse trabalho. Dificuldades todo atleta tem, aprendemos achar que a dificuldade física é mais nobre que a psicológica. O verdadeiro atleta se preocupa com todos esses aspectos.

Como o objetivo da Aktion paz é através de uma diversidade de serviços especializados fazer com que o atendimento da clínica siga sendo diferenciado e integrado. A psicologia reforçar e complementa o trabalho de cuidar da saúde, do corpo e da mente dos pacientes/clientes e atletas de forma integral e atendendo todas as suas necessidades. 

Por Ana Cristina Ielo 

Pós-graduada em Psicologia do Esporte, com especialização em Psicologia Cognitivo Comportamental. Mindfulness aplicada na Terapia Cognitiva Comportamental. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top